O mito da fórmula de marketing para startups
25/05/2016
A escola do futuro: 106 Ed Tech Startups pelo mundo
12/06/2016

A loja do futuro: 72 startups que estão transformando o varejo nos EUA

Cada vez mais as empresas de varejo estão usando tecnologias como wearables, realidade aumentada e beacons para reduzir a distância entre as lojas físicas e digitais. Conheça 72 startups levantadas pela CB Insights que estão atuando diretamente nessa transformação do varejo nos Estados Unidos e veja as oportunidades para o mercado brasileiro.

Dezenas de startups estão empenhadas nesse desafio de reduzir as diferenças entre o varejo online e o tradicional através de produtos, serviços e recursos que variam desde robôs que gerenciam as preteleiras até dispositivos sem fio que analisam o comportamento dos clientes em tempo real dentro da loja.

Veja o infográfico feito pela CB Insights que mostra como essas empresas estão melhorando a experiência nas lojas tradicionais:

cbinsights-retail-infograph

Muitas dessas startups já estão conseguindo ótimos contratos com varejistas de grande porte como Maybelline, Lancome, Kiehl’s, Cabela’s, Foot Locker, Home Depot, Express — e lojas de departamento como a Lord & Taylor e a Target.

Entenda quais as categorias de startups estão nesse ambiente:

Recursos para as equipes – Dispositivos e aplicativos que aprimoram o trabalho das equipes das lojas através de localização interna, comunicação entre funcionários, análise de comportamento de clientes e eliminação de filas.

Cupons e Recompensas – Produtos digitais para gerenciar de forma inteligente os programas de engajamento dos clientes adicionando recursos interativos aos velhos formatos promocionais.

Displays – Tecnologia interativa para apresentação de promoções em telas touch, recursos de provadores virtuais com realidade aumentada e catálogos digitais interligados com o estoque físico.

Descontos – Empresas ajudando o varejo a reduzir os estoques de produtos fora de linha ou com baixa saída.

Gestão de Estoque – Ferramentas para análise inteligente dos estoques das lojas, sensores que avisam a equipe sobre necessidade de reposição e até robôs que fazem as reposições.

Sistemas de Fidelidade – Os antigos programas de fidelização, mas agora equipados com tecnologia para aumentar os resultados.

Omnichannel – Plataformas de atendimento integradas entre os diversos pontos de venda, online, ,offline e parceiros.

Pagamentos e Ponto de Venda – Sistemas que aprimoram o pagamento, integram com a loja online e fornecem um maior controle das vendas com relatórios e análises em tempo real.

Financiamento – Empresas que possibilitam empréstimos e parcelamentos no momento do pagamento na loja física, como se estivessem no online.

Sensores – Dispositivos espalhados pelas lojas para fornecer ao varejista informações precisas do comportamento dos clientes.

Provadores Inteligentes – Cabines interativas, onde os clientes podem navegar no catálogo e fazer outros pedidos.

Veja as empresas americanas atuando nessas categorias:

Startups Transformando o Varejo
Empresa Categoria
Theatro Recursos para Equipes
Tulip Retail Recursos para Equipes
QLess Recursos para Equipes
AppCard Cupons e Recompensas
Buzzmedo Cupons e Recompensas
FiveStars Cupons e Recompensas
iBotta Cupons e Recompensas
Intelligent Clearing Network Cupons e Recompensas
Koupon Media Cupons e Recompensas
Aila Technologies Displays
Blippar Displays
Celect Displays
EyeQ Displays
FindMine Displays
Perch Interactive Displays
Spyder Lynk Displays
WithMe Displays
Blubirch Descontos
Inturn Descontos
Restocks Descontos
SheerID Descontos
Viperks Descontos
Fetch Robotics Gestão de Estoque
Orchestro Gestão de Estoque
RICS Software Gestão de Estoque
Shopventory Gestão de Estoque
Simbe Robotics Gestão de Estoque
SKU IQ Gestão de Estoque
Stitch Labs Gestão de Estoque
Belly Sistemas de Fidelidade
Dealyze Sistemas de Fidelidade
Perkville Sistemas de Fidelidade
Euclid Analytics Omnichannel
ID.me Omnichannel
OneView Commerce Omnichannel
ShoppinPal Omnichannel
Wyzerr Omnichannel
Avalon Solutions Group Pagamentos e Ponto de Venda
Bindo Labs Pagamentos e Ponto de Venda
CardFlight Pagamentos e Ponto de Venda
CardFree Pagamentos e Ponto de Venda
CloudWalk Pagamentos e Ponto de Venda
Fattmerchant Pagamentos e Ponto de Venda
Freedompay Pagamentos e Ponto de Venda
LevelUp Pagamentos e Ponto de Venda
Lightspeed Pagamentos e Ponto de Venda
Mobeam Pagamentos e Ponto de Venda
POSaBIT Pagamentos e Ponto de Venda
Poynt Corporation Pagamentos e Ponto de Venda
Revel Systems Pagamentos e Ponto de Venda
ShopKeep POS Pagamentos e Ponto de Venda
Vend Pagamentos e Ponto de Venda
Blispay Financiamento
Credda Capital Financiamento
LendPro Financiamento
LoanHero Financiamento
Vyze Financiamento
Bfonics Sensores
Deja View Concepts Sensores
Estimote Sensores
Footmarks Sensores
Kontakt.io Sensores
Measurence Sensores
NOMi Sensores
Point Inside Sensores
RetailNext Sensores
Sensorberg Sensores
Shelfbucks Sensores
Swirl Networks Sensores
Oak Labs Provadores Inteligentes

Existem categorias que já estão sendo trabalhadas no Brasil, outras o varejo local nem viu ainda e são uma oportunidade para novas empresas sairem na frente e com boas referências internacionais.

Se você conhece empresas que atuam nessa área e quiser complementar esse texto, fique a vontade nos comentários!

2 Comentários

  1. Como menciona na materia, tem outras categorias em desenvolvimento. Nós na Luckro (www.luckro.com) estamos promovendo o segmento “Procurement Management / Gestão de Fornecedores” para permitir que os varejistas melhorem a gestão dos fornecedores (achar, comunicar, pedir cotação), e a “Store Execution Management / Gestão de Execução de lojas” (alerta de falta de produto, verificar execução, centralizar compras de redes de franquias no distribuidor central).

    • Obrigado pelo comentário Jorge!
      Sim, existem muitas variações de aplicações para o varejo, não podemos nos limitar a achar que varejo + digital é apenas e-commerce, existe um mundo de opções inexploradas ainda, espcialmente no B2B como vocês. Já estou olhando seu projeto e fizemos na Ultrahaus algo similar para um cliente, guardando algumas peculiaridades. Podemos trocar algumas experiências, nos falaremos mais na sequencia pelo LinkedIn…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation