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O mito da fórmula de marketing para startups

Marketing é uma necessidade prática para todas as empresas – grandes, pequenas, novas ou velhas. Mas, ao contrário de outras necessidades de negócios que são bastante exatas (pense na contabilidade), o marketing é um pouco mais qualitativo em sua abordagem.

Na verdade, existem dezenas, senão centenas de estratégias diferentes para escolher. Seja cuidadoso ao decidir qual estratégia utilizar e porque, pois, conflitos de informações podem se tornar um problema.

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Como resultado desta natureza um tanto imprecisa e pouco previsível de marketing, existem vários mitos sobre ele que persistem no meio empresarial. Há grandes mitos – como a ideia de que marketing é apenas uma ferramenta para aumentar as vendas – e pequenos mitos, como o que diz a publicidade paga é a única maneira de ser visto nas mídias sociais.

Mas há um mito que se destaca entre os outros: o mito de que em algum lugar lá fora, há uma fórmula garantida para o sucesso.

Por que tantos empresários acreditam nesse mito?

A realidade é que o marketing muitas vezes é imprevisível e raramente funciona da mesma forma para empresas diferentes, isso é assustador e intimidante.

O porquê desse mito:

Existem algumas razões pelas quais esse mito persiste até hoje. Parte do problema são as pessoas que acreditam nisso, assumindo que é verdade. Se não houver um método garantido para o sucesso, o marketing se torna assustador e imprevisível, por isso, alguns empresários guardam esse mito em caso de necessidade. Ele também persiste devido ao grande número de agências de marketing que vende seus serviços sob o falso pretexto de que eles têm a “fórmula mágica” para o sucesso.

Uma agência pode utilizar diferentes estratégias, ajustadas cuidadosamente e com frequência ao longo do planejamento, para obter os resultados prometidos para cada cliente, mas isso não significa que será sempre assim para todos os casos.

Assim, tendo estabelecido que não existe uma fórmula garantida para o marketing, vamos analisar as razões dessa falácia:

Diferentes empresas têm necessidades diferentes

Você sabe, por exemplo, que os ciclos de vendas para B2B e B2C são extremamente diferentes. Marcas, indústrias, estruturas, demografia, ambientes competitivos, tecnologias e localizações geográficas são apenas um punhado dos fatores que podem influenciar nas estratégias de marketing, que são diferentes para cada negócio.

O comportamento do consumidor é imprevisível

Primeiro, leve em consideração que a pesquisa de mercado é valiosa e necessária. Quanto mais você sabe sobre os seus clientes, melhor será a sua comunicação com eles. Dito isto, nada está definido para sempre e comportamentos de consumo que, muitas vezes, desafiam as suas expectativas: Mesmo uma simples mudança de fontes ou cores podem ter um impacto significativo sobre a sua linha de divulgação.

 

Tecnologias e tendências mudam constantemente

Se existisse uma estratégia de marketing única que garantisse o sucesso no ano passado, não seria relevante hoje. Na era digital, as tendências de consumo e tecnologias disponíveis mudam tão rápido que é quase impossível manter-se e isso significa que a lista de estratégias eficazes de marketing está sempre evoluindo.

As experiências são o que impulsionam os resultados

Pergunte a qualquer comerciante bem-sucedido como ele obteve seus resultados, e você vai ouvir de volta algo sobre a experimentação (e os erros). Todos os empresários bem-sucedidos não têm certeza sobre o resultado final, mas eles experimentam, executam testes e fazem ajustes até que vejam os resultados que eles querem.

Se realmente houvesse uma fórmula mágica, mais pessoas saberiam disso. É uma afirmação simples, mas importante. Se existisse uma estratégia que funciona para todos, o segredo não seria mantido por muito tempo, e todas as empresas do mundo utilizariam o mesmo modelo e fórmula para o sucesso.

Conselhos para novos empresários

Se você é novo para o mundo do empreendedorismo, sua maior preocupação deveria ser: Não caia no mito de que há uma estratégia de marketing específica (ou conjunto de estratégias) que funcionam 100% corretamente em 100% das situações. Toda empresa, marca ou negócio tem necessidades diferentes. E mesmo se não o tivessem, os comportamentos dos consumidores, tendências e tecnologias ainda seriam muito difíceis de prever concretamente.

A única maneira de ser bem-sucedido no marketing é aprender com os outros, dê o seu melhor, em seguida, experimente e altere a sua abordagem até que você tenha algo que funcione para você.

Não deixe falsas promessas de fórmulas “mágicas” e “garantidas” ficarem no caminho desse processo para você.

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